Prefeitura de Formosa monta drive thru para realização de testes rápidos de Covid-19

Só em uma manhã, quase 100 pessoas foram submetidas ao exame

Quem passou pelas imediações do Centro de Covid, no Centro da Cidade, nesta quinta-feira (22), pôde realizar o teste que diagnostica ou descarta a doença. No local, foi montada uma tenda, onde funcionou o drive thru, onde pessoas com sintomas gripais, febre e dor de garganta realizaram o PCR, que coleta secreção nasal para análise rápida. A técnica, também conhecida como Swab, é a mais segura em relação à margem de acerto dos diagnósticos.

Dos 97 pacientes examinados, 80 testaram negativo e 17 positivo, sendo estes já notificados e encaminhados para a unidade referência, a fim de iniciar o tratamento precoce e evitar complicações ocasionadas pelo vírus.

Os testes foram assegurados pela Secretaria Municipal de Saúde, que priorizou pessoas que já manifestavam um ou mais sintomas indicativos da Covid-19. “Sabemos que têm pessoas com boa imunidade e que, portanto, são assintomáticas. No entanto, temos conhecimento de que estes casos não evoluem para uma complicação. Então, como não é possível testar toda população priorizamos aquelas pessoas que já davam indícios da doença, para que pudéssemos aplicar o protocolo e evitar propagação”, advertiu o secretário de Saúde, Hildjane Souza.

Segundo ele, a estrutura atendeu tanto quem passou de veículo motorizado (carro e moto), como quem estava a pé. Os que chegaram andando até o local foram orientados a manter o distanciamento e permanecer com o uso da máscara até ser atendido.

Dircom Formosa do Rio Preto