sábado - 19 de setembro de 2020
38º Max
15º Min
Predomínio de Sol

BOLETIM NOVO CORONAVÍRUS 02.07.2020

Publicado em: 02/7/2020

A Secretaria de Saúde de Formosa do Rio Preto continua testando profissionais que estão na linha de frente do enfrentamento à Covid-19. Nesta quinta-feira (02/07), mais 18 desses trabalhadores testaram negativo para coronavírus, em teste rápido. Além disso, mais um caso positivo recebeu alta clínica epidemiológica e agora já são 4 recuperados.

O Laboratório Municipal Dr. Altino Lemos Santiago realizou hoje coleta de material em um paciente com características que indicam suspeição de coronavírus e a amostra foi encaminhada ao Laboratório de Estudos de Agentes Infecciosos e Vetores (Laive) da Ufob para análise. Outras 6 pessoas que aguardavam o resultado do RT-PCR testaram negativo para Covid-19.

Sobre os dados do boletim é importante ressaltar que:

Casos notificados: são todos os casos acompanhados pela Vigilância Epidemiológica desde março, testados ou não. Incluindo pacientes com sintomas gripais atendidos nas unidades de saúde do município, os quais ficam em monitoramento e sem exigência de realizar o teste de Covid-19. Se os sintomas se agravarem, poderá haver a indicação de coleta de material para exame. Do contrário, o indivíduo é liberado do monitoramento e não há necessidade de testagem. Ou seja, nem todo caso notificado realiza o teste.

Casos testados: pessoas que se enquadram nos critérios para coleta de material para exame, conforme os protocolos do Ministério da Saúde e Sesab.

Casos confirmados: pessoas que testaram positivo para coronavírus. Em Formosa há 9 casos validados pelo município, no entanto, 3 deles não foram testados pela Secretaria Municipal de Saúde, portanto, eles entram no número de confirmados, mas não estão entre os testados (que se referem apenas aos testes realizados por meio da Secretaria Municipal de Saúde).

Casos em monitoramento: esse número muda conforme novos casos iniciem ou concluam o período de monitoramento de 14 dias. A testagem pode ser feita no primeiro dia ou no decorrer deste período, conforme o quadro clínico de cada paciente e obedecendo aos critérios dos protocolos do Ministério da Saúde e Sesab. No entanto, nem todos os monitorados são testados, depende da evolução do quadro para que seja indicada coleta de material para testagem ou liberação do paciente do monitoramento.

Lembre-se, não podemos descuidar. Se puder, fique em casa. Só saia em caso de extrema necessidade e com uso de máscara.