quarta - 25 de novembro de 2020
Pancadas de Chuva a Tarde

BOLETIM NOVO CORONAVÍRUS 08.08.2020

Publicado em: 08/8/2020

NOTA OFICIAL DA SECRETARIA DE SAÚDE DE FORMOSA DO RIO PRETO – Idoso com comorbidades é primeira vítima de coronavírus em Formosa

Com pesar e externando condolências à família enlutada, a Prefeitura de Formosa do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comunica que, após confirmação laboratorial por RT-PCR, registrou o primeiro óbito de caso positivo de coronavírus no município. O senhor de 77 anos, com comorbidades, faleceu na última quinta-feira (06/08), no Hospital Municipal Dr. Altino Lemos Santiago. Era um paciente cardíaco, com doença de Chagas, tinha sofrido um AVC havia 3,5 anos e ficou internado no Hospital do Oeste por 6 dias, recentemente.

As equipes do hospital municipal e da Vigilância Sanitária seguiram todos os protocolos de segurança e o Laboratório Municipal realizou a coleta de amostra para o exame diagnóstico de coronavírus, cujo resultado foi positivo. O sepultamento ocorreu, conforme determinação da Vigilância Sanitária, sem velório, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde – OMS.

Além disso, foi confirmado mais 1 caso de Covid-19, pessoa do sexo masculino, 11 anos, que testou positivo em teste rápido, quadro leve, contactante de caso positivo do município e em isolamento domiciliar.

Testaram negativo para coronavírus mais 9 pessoas do município, 7 por teste rápido e 2 por RT-PCR.

Formosa possui no momento 26 casos ativos de coronavírus, dos quais 25 estão em isolamento domiciliar (7 do sexo feminino com idades entre 8 e 59 anos e 18 do sexo masculino com idade entre 11 e 63 anos) e 1 caso em estado grave em UTI-COVID no Hospital do Oeste – HO (sexo feminino, 66 anos); 9 recuperados da doença (6 do sexo masculino, com idades entre 2 e 70 anos; 3 do sexo feminino, com idades entre 21 e 65 anos); 1 óbito (sexo masculino, 77 anos). Totalizando 36 casos positivos validados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Dos 467 casos testados pelo município, 436 tiveram resultado negativo e 31, positivo. As outras 5 pessoas positivadas realizaram a testagem em outros municípios, por isso, não foram registrados nos casos TESTADOS e apenas nos CONFIRMADOS.

Fique em casa! Só saia se for extremamente necessário e com uso de máscara. Lave sempre as mãos com água e sabão ou higienize com álcool gel.

Formosa do Rio Preto/BA, 08 de agosto de 2020.

Thaíse Dias Soares Santos
Secretária Municipal de Saúde