sábado - 05 de dezembro de 2020

BOLETIM NOVO CORONAVÍRUS 10.09.2020

Publicado em: 10/9/2020

BOLETIM NOVO CORONAVÍRUS – Formosa registra quinto óbito por Covid-19

A Prefeitura de Formosa do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comunica que foi confirmado, por critério Clínico e de Imagem, o quinto óbito por Covid-19 de morador do município. A senhora de 76 anos, com comorbidades como doença renal crônica, diabetes e doenças cardíacas crônicas, faleceu no último domingo (06/09), no Hospital do Oeste.

Também foram registrados mais 2 casos de coronavírus, por RT-PCR ou teste sorológico – SOROLOGIA COVID-19 (Anticorpos anti-SARS-CoV-2) IgM e IgG pelo método QUIMIOLUMINESCÊNCIA. Trata-se de 2 pessoas do sexo feminino, com idades de 29 e 58 anos, uma contactante de caso positivo e a outra sob investigação da possível origem da infecção. Ambas apresentam sintomas leves e estão em isolamento domiciliar e monitoramento pela Vigilância Epidemiológica.

Nesta quinta-feira (10/09), o Laboratório Municipal Dr. Altino Lemos Santiago realizou coleta de amostras em mais 4 pessoas com características que indicam suspeição de coronavírus e as enviou para o Laboratório de Estudos de Agentes Infecciosos e Vetores (Laive) da Ufob para análise por RT-PCR.

Mais 15 pessoas receberam alta, o que ocorre após o 14º dia de isolamento social ou início dos sintomas, conforme avaliação clínico-epidemiológica do quadro do paciente para verificar se o mesmo já está recuperado da infecção. São 9 do sexo masculino, com idades de 5 a 76 anos e 6 do sexo feminino, com idades de 3 a 69 anos.

Formosa possui no momento 34 casos ativos de coronavírus, 32 deles em isolamento domiciliar (15 do sexo feminino, com idades de 18 a 85 anos, e 17 do sexo masculino, com idades de 20 a 77 anos); 1 pessoa internada em Enfermaria-COVID no Hospital do Oeste, em Barreiras (sexo masculino, 56 anos); 1 pessoa internada em Enfermaria-COVID no Hospital Eurico Dutra, em Barreiras (sexo masculino, 61 anos); 146 recuperados da doença (74 do sexo masculino, com idades entre 1 e 76 anos; 72 do sexo feminino, com idades entre 3 e 84 anos); 5 óbitos (2 do sexo masculino, com idades de 77 e 37 anos; 3 do sexo feminino, com idades de 66 e 84 anos). Totalizando 185 casos positivos validados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Fique em casa! Só saia se for extremamente necessário e com uso de máscara. Lave sempre as mãos com água e sabão ou higienize com álcool gel.

Teve contato com caso positivo ou está com sintomas de Covid-19? Procure o Centro de Referência Covid-19, anexo ao Hospital Dr. Altino Lemos Santiago.

Formosa do Rio Preto/BA, 10 de Setembro de 2020.

Thaíse Dias Soares Santos
Secretária Municipal de Saúde