Conscientização, prevenção e combate a incêndios em Formosa do Rio Preto

Por Tiago Lira/ Fotos – Sec. Meio Ambiente

Na tarde de ontem, dia 15, a Prefeitura de Formosa do Rio Preto por meio da equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos realizou um trabalho de monitoramento de queimadas nas comunidades da Agrovila, Yeiu, Jatobá, Ouro e São Pedro. O objetivo foi conscientizar os moradores sobre a importância da prevenção aos focos de incêndio.

Devido ao tempo seco e a falta de chuvas, o risco de incêndio aumenta e o fogo causa grande prejuízo à saúde da população e ao meio ambiente. Sendo assim, algumas medidas preventivas devem ser tomadas:

1. NÃO LANCE PONTAS DE CIGARRO A ESMO;
2. CUIDADO COM RECIPIENTES DE VIDRO NO LIXO, ESTES EM CONTATO COM OS RAIOS SOLARES TORNA-SE EFICIENTE GERADOR DE COMBUSTÃO;
3. EVITE BRINCADEIRAS QUE ENVOLVAM FOGO;
4. NÃO QUEIME O LIXO ENCONTRADO NAS MATAS;
5. UTILIZE A TÉCNICA DOS ACEIROS;

“Quando os moradores da zona rural perceberem o início de um incêndio, seja nas beiradas das estradas, matas ou plantações devem avisar a Secretaria de Meio Ambiente por meio do telefone: (77) 3616-2483”, disse o Secretário Municipal do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Geraldo Júnior.