quinta - 24 de setembro de 2020
34º Max
18º Min
Pancadas de Chuva a Noite

Equipe do laboratório municipal aprende a operar novo aparelho de bioquímica

Publicado em: 15/1/2020

A Prefeitura de Formosa do Rio Preto fez a aquisição de um novo e moderno aparelho Analisador Bioquímico SX-160 para promover maior agilidade na realização dos exames laboratoriais e, consequentemente, ampliar o número de atendimentos.

A equipe do laboratório municipal, com seus cinco técnicos e três analistas, passa por treinamento durante esta semana, com o representante da empresa SX, para aprender a operar o novo equipamento, que começará a ser utilizado no dia 20. A Secretária Municipal de Saúde, Thaíse Santos, visitou a unidade nesta quarta (15/01) para acompanhar a capacitação.

“Automático, o novo aparelho faz 160 exames por hora e vai agregar muito para ampliar a produção e também ofertar mais tipos de exames para a população”, frisou o biomédico e coordenador do laboratório, Wesley Bruno Santana.

Atualmente, o município realiza quase 5 mil exames mensais e com o novo equipamento poderá até dobrar essa quantidade nos próximos meses, assim que a rotina for ajustada. São disponibilizados exames de Glicemia, Ureia, Creatinina, Colesterol Total, Triglicerídeos, Ácido Úrico, Bilirrubina Total e frações, TGP e TGO, mas, agora, há a possibilidade de passar a ofertar mais, pelo menos, 11 outros tipos diferentes.

Sobre o Analisador Bioquímico SX-160: Trabalha com um software em ambiente Windows, todo em português, com todos os controles de qualidade, incluindo gráfico de Levey-Jennings e Regras de Westgard, e leitor de código de barras para interfaceamento. Com sua velocidade de 160 testes por hora, refrigeração total e amplas capacidades: 50 pacientes e 36 reagentes simultâneos.

Ascom prefeitura de Formosa do Rio Preto/BA
Fotos: Divulgação/Ascom da Prefeitura de Formosa do Rio Preto