segunda - 21 de setembro de 2020

Esclarecimento sobre o novo boletim informativo coronavírus em Formosa do Rio Preto

Publicado em: 29/5/2020

Seguindo orientações do Núcleo Regional de Saúde do Oeste e Comitê Gestor Regional de Enfrentamento à Covid-19, o boletim epidemiológico sobre o novo coronavírus sofreu modificações.

Assim, os casos notificados referem-se a todos os registros feitos no município no e-SUS VE (Vigilância Epidemiológica) desde março, incluindo as pessoas que fizeram exames e aquelas com sintomas leves sem exigência de coleta de material para testagem.

No boletim anterior, tínhamos 34 descartados (por exames ou critérios clínicos epidemiológicos) e 11 em monitoramento (sintomas gripais). Já com o novo modelo de boletim, só são considerados descartados os casos que fizeram o Teste Rápido ou o RT PCR e testaram negativo para Covid-19. Esses e os demais continuam como notificados, pois foram todos cadastrados no e-SUS VE.

Em relação ao boletim anterior, nesta quinta (28/05) tivemos 3 novas notificações e atualizamos outras 2, as quais estavam registradas no e-SUS VE, mas que ainda não haviam sido reportadas para a Ascom, totalizando 40 casos notificados. Concluíram a quarentena 4 pessoas, portanto, sendo retiradas do número de casos em monitoramento.

Detalhando o quadro atual em Formosa do Rio Preto:

40 notificados = todos os casos registrados no e-SUS VE desde março;
0 confirmados = nenhum caso positivo no município até o momento;
7 descartados = pessoas que fizeram exame e testaram negativo para Covid-19;
10 em monitoramento = casos suspeitos que ainda estão cumprindo a quarentena, parte dos 40 notificados;
0 óbitos = nenhum óbito por Covid-19 no município.

O e-SUS VE é o sistema de notificações do Ministério da Saúde onde são registrados os casos suspeitos, os confirmados e as internações de Covid-19.

Ascom da Prefeitura de Formosa do Rio Preto
29.05.2020