terça - 30 de novembro de 2021
29º Max
20º Min

Formosa do Rio Preto bate meta de vacinação contra Covid-19

Publicado em: 27/3/2021

O sábado (27) foi marcado por muita esperança para os moradores de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia. O município imunizou, em um único dia, 416 pessoas com faixa etária a partir dos 65 anos de idade, seguindo orientação do plano nacional de vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde preparou um esquema especial, com equipes de plantão durante todo o dia. A fim de evitar aglomeração e organizar o fluxo de pacientes, as doses foram distribuídas nas duas unidades de PFS.

Com cerca de 8% da sua população vacinada, Formosa segue acima da média nacional de vacinação, que é de 5,4%. Até o momento, o município contabiliza que 2.050 pessoas receberam a dose do imunizante, entre elas estão profissionais de saúde que atuam na linha de frente no enfrentamento à pandemia, pacientes renais crônicos, idosos com mais de 65 anos de idade e a população quilombola. Esta última foi vacinada in loco por equipes da Secretaria que se deslocaram até as comunidades.

O prefeito Neo Araújo ressaltou que todos os esforços estão sendo concentrados para garantir doses suficientes para os munícipes, e que Formosa segue em ritmo acelerado, alcançado as metas estabelecidas pela Secretaria Estadual e pelo Ministério de Saúde. Segundo ele, os número alcançados só são possíveis graças ao empenho e dedicação da sua equipe, que tem trabalhado incansavelmente.

Responsável pela imunização, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica (Viep), Adailde Guedes, comemorou ao zerar o estoque de vacinas. “O município garantiu as doses e nós nos organizamos para abrir os Postos de Saúde da Família em pleno sábado, para que pudéssemos alcançar o maior número de pessoas, já que, por ser dia de feira, vem muita gente da zona rural para a sede, aproveitamos para otimizar a vacinação e garantir a imunização da população. É gratificante chegar ao final do dia cansada, mas com a sensação de dever cumprido”, relatou.

DIRCOM FORMOSA DO RIO PRETO