Formosa volta a integrar Mapa do Turismo Brasileiro

Nos últimos anos Formosa do Rio Preto esteve fora do Mapa do Turismo Brasileiro, um importante programa do Governo Federal que identifica as necessidades de investimento e ações de promoção do turismo em cada região. Por esse motivo, o Governo Municipal através da Secretaria de Cultura e Turismo, criou em 2021, uma comissão para inserir a cidade no programa. O trabalho obteve êxito, o Ministério do Turismo emitiu em março um certificado integrando novamente Formosa no Mapa do Turismo Brasileiro.
.
“Ficamos muito felizes com emissão deste certificado. O caminho não foi fácil. Nossa equipe se dedicou bastante. Desejamos fomentar a atividade turística na cidade para que a nossa população possa ser beneficiada diretamente com a geração de emprego e renda”, disse a Secretária de Cultura e Turismo, Rosilene Almeida.

Os municípios são classificados de A a E no Mapa do Turismo. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas, estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens. Formosa do Rio Preto ficou classificada na categoria C.

Conforme o Ministério do Turismo a ideia é alcançar, principalmente, a rede de interlocutores do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), que conta com mais de três mil pessoas que atuam como disseminadores de informações para sensibilização e mobilização para a construção do novo Mapa do Turismo.

“O Ministério do Turismo está sempre em busca de maneiras de otimizar suas políticas e seus recursos. Desta forma, esta é mais uma estratégia para dar transparência ao nosso trabalho e melhorar o entendimento dos gestores municipais que atuam junto ao PRT”, destaca a Secretária Nacional de Investimentos, Parcerias e Concessões, Débora Gonçalves.

05/04/22
Diretoria de Comunicação Social