terça - 22 de setembro de 2020

II Conferência Ambiental do Vale do Rio Preto: Formosa, Santa Rita e Mansidão debatem sobre sustentabilidade

Publicado em: 05/12/2019

Dando início ao “Natal da Nossa Gente”, está sendo realizada nesta quarta e quinta-feira (04 e 05/12) a II Conferência Ambiental do Vale do Rio Preto, com o tema “Sustentabilidade”. O evento realizado pela Prefeitura de Formosa do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semmarh), teve sua abertura na manhã desta quarta-feira (04/12).

Compuseram a mesa de honra o prefeito do município, Dr. Termosires Neto; a primeira-dama e secretária de Políticas Estratégicas, Ronúbia Setúbal; o secretário de Meio Ambiente de Formosa, Leanderson Barreto; os secretários de Meio Ambiente de Mansidão, Marcos Santos, e de Santa Rita de Cássia, Dejane Corado; a vereadora Maria Rosita Araújo – representando o presidente da Câmara Municipal José de Zuza; a secretária de Educação de Formosa, Luzinete Oliveira; o representante da Aiba (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia), Ernesto Porto; a presidente da ONG Vidarp (Voluntários Integrantes da Defesa Ambiental do Rio Preto) de Santa Rita, Sandra Carla Reis, e o coordenador adjunto da Defesa Civil da Bahia, Vitor Gantois.

O secretário Leanderson Barreto agradeceu à equipe da Semmarh e ao Conselho Municipal de Meio Ambiente pela contribuição para realização do evento, para o importante debate sobre assuntos das questões ambientais da microrregião, como desmatamento de nascentes, degradação ambiental, agronegócio e conscientização da população.

Dr. Termosires parabenizou a Secretaria do Meio Ambiente e ressaltou a importância da prática de ações e o dever não só do poder público como de toda a sociedade na proteção e recuperação ambientais, destacando o aquecimento global e a preocupação cada vez maior com o desenvolvimento sustentável para manutenção da vida.

A palestrante Patricia Menezes, representante da instituição das Agendas de Desenvolvimento da ONU no município de Barcarena/PA, ressaltou a importância de “pensar globalmente, agir localmente”. Ela falou também sobre os desafios da implantação da Agenda 2030 da ONU pelos municípios.

Durante o evento estão em exposição artesanatos produzidos pelas artesãs da Associação Pró-Cultura a partir de material reciclado e peças de sementes e cascas de árvores do Cerrado feitas pela professora Joelina Rodrigues. Os coreanos também montaram um estande com produtos orgânicos que produzem no município.

A Conferência Ambiental do Vale do Rio Preto foi idealizada e criada em 2018 pela ambientalista Romúzia Setúbal e reúne os municípios de Formosa do Rio Preto, Mansidão e Santa Rita de Cássia, que se uniram para debater ações e medidas para proteção ambiental da microrregião banhada pelo Rio Preto e seus afluentes.

Texto e fotos: Ascom da Prefeitura de Formosa do Rio Preto/BA