terça - 22 de setembro de 2020

Informe sobre a situação das aulas nas escolas da zona rural de Formosa do Rio Preto

Publicado em: 10/3/2020

Devido ao grande volume de chuvas, em Formosa do Rio Preto, várias estradas estão intransitáveis, prejudicando o transporte escolar e, com isso, algumas escolas da zona rural não estão funcionando.

As reposições das aulas serão em sábados ou feriados autorizados pela Diretoria de Ensino de Nucleação das Escolas da Zona Rural da Secretaria Municipal de Educação, de acordo com a portaria n° 03/2019. Conforme o documento, que fixou o calendário escolar de 2020, as aulas das escolas do campo seguem uma agenda diferenciada em virtude das suas peculiaridades. Uma delas, inclusive, o período chuvoso que pode acarretar, por vezes, mudança nos dias letivos, sem prejuízo para os alunos.

Neste início de 2020, também estão ocorrendo problemas pontuais em relação a algumas rotas do transporte escolar – o qual teve, pela primeira vez na história do município, seus percursos georreferenciados e licitação rota por rota, em vez de global, conforme orientação do Ministério Público Federal. Devido ao levantamento ter sido feito anteriormente ao período de matrículas, algumas rotas requerem alteração em função do aumento do número de alunos em determinadas áreas e, consequentemente, da quilometragem. Todo o processo de ajuste já está sendo realizado, mas requer tempo para que o georreferenciamento seja refeito nas rotas em que ocorreram variações posteriores ao processo licitatório.

As secretarias municipais de Educação, Transportes, Infraestrutura e Administração estão cientes das situações e trabalhando, cada uma em suas respectivas competências, para solucionar os problemas, dependendo das condições climáticas e da conclusão dos procedimentos administrativos exigidos por lei para que tudo volte à normalidade.