segunda - 21 de setembro de 2020

NOTA PÚBLICA – mudança no sistema de transferência de pacientes

Publicado em: 27/6/2020

Conforme informado pelo governo do estado da Bahia, os hospitais estaduais em Vitória da Conquista, Feira de Santana e Barreiras (HO) passaram a realizar os atendimentos apenas de modo referenciado. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), isso significa que as emergências dessas unidades receberão somente pacientes regulados pelo Samu ou pela Central Estadual, em Salvador.

Assim, o tempo de liberação de vaga para pacientes que precisem de transferência tende a aumentar, devido à concentração do sistema de regulação e à própria demanda da Covid-19.

Em reunião com a CIR (Comissão Intergestores Regional), foi informado que o Hospital da Mulher pertencente ao município de Barreiras (Maternidade de Barreiras) não receberá gestante de risco habitual vindas de outros municípios.

A Secretaria Municipal de Saúde de Formosa do Rio Preto e profissionais que atuam no Hospital Dr. Altino Lemos Santiago pedem que todos tenham calma e entendam que a definição sobre a liberação das vagas e o tempo em que isso acontece não depende do município e sim da central de regulação.