NOTÍCIAS DA CULTURA: Iphan guarda urna funerária de povos indígenas já extintos em Formosa

Com o apoio da Prefeitura de Formosa do Rio Preto por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, na quarta-feira, dia 14, uma equipe de técnicos da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional da Bahia (Iphan), esteve na cidade para recolher uma urna funerária pertencente aos povos indígenas já extintos – “Aratus”.

A urna de cerâmica com cerca de 1,20 de altura foi encontrada há dois anos no Bairro Santo Expedito, e, posteriormente encaminhada aos cuidados da Prefeitura, que a abrigou na antiga Usina da Luz.

“O artefato era utilizado para guardar os corpos dos indígenas antes de serem enterrados. Nele há fragmentos de dentes. A urna será levada para Salvador, onde fará parte da nossa reserva técnica. Após estudo, ocorrendo interesse, o item poderá ser devolvido desde que as condicionantes do Iphan sejam cumpridas”, disse o Técnico em Arqueologia do Iphan, Alexandre Colpas.

MUNICÍPIOS VISITADOS– Na semana passada a equipe do Iphan esteve também em: Wanderley, Barreiras, Riachão das Neves e Ibotirama, onde foram recolhidos outros artefatos pertencentes a povos indígenas.

  • Compartilhe:

Mapa do site
Siga-nos
Contato
(77) 3616-2125 / 2121 / 2112
Praça da Matriz, 22, Centro, Formosa do Rio Preto-BA, Cep: 47990-000
Pular para o conteúdo