sábado - 05 de dezembro de 2020
32º Max
20º Min
Pancadas de Chuva

Oficinas temáticas marcaram o segundo dia da Jornada Pedagógica em Formosa do Rio Preto

Publicado em: 29/1/2020

A Jornada Pedagógica 2020 da rede municipal de ensino de Formosa do Rio Preto teve continuidade nesta terça-feira (28/01) trabalhando vivências pedagógicas, com oficinas, contemplando a BNCC, em grupos temáticos para os professores da Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e EJA I, Anos Finais do Ensino Fundamental e EJA II, Educação Inclusiva, Equipes Gestoras e Assistentes do PMALFA. Pela manhã, os profissionais foram recepcionados com música ao vivo com Clóvis Leite e acompanharam a apresentação das experiências exitosas das escolas do Ensino Fundamental _ Anos Finais e da EJA. À tarde, o momento lúdico, conduzido pela professora Lucileide Dantas, ficou por conta da capoterapia com a participação da Associação de Capoeira José Maria e também houve a apresentação das experiências exitosas das escolas do Ensino Fundamental _ Anos Iniciais.

As oficinas, coordenadas pela professora Neuraci Pinto, foram ministradas pelos professores Ilvanete de Souza – Mestre em Ensino de Ciências e Matemática; Carla Cristina Braga – Mestre em Linguística; Asnah Santana – Especialista em História Afro-brasileira; Edmo Fernandes – Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências; Elaine Cunha Morais do Rego – Mestre em Ensino de Ciências; Carla Tartari – Especialista em Educação Infantil; Maria Deusa dos Santos – Mestre em Educação; Lívia Laurindo – Mestre em Educação de Jovens e Adultos; Sandra Samara Farias – Mestre em Educação; Anderson Brito – Doutor em Educação.

“Trouxemos neste ano uma reflexão sobre o professor enquanto principal agente de transformação da sociedade, ressaltando que, em conjunto, reestruturamos a parte pedagógica das escolas, com diversas ações e com o subsídio do programa de formação continuada implantado pela gestão para aprimoramento, motivação e incentivo para um fazer pedagógico de maior compromisso e qualidade”, comentou a Secretária Municipal de Educação, Luzinete Oliveira, ressaltando que a Jornada Pedagógica “Cuidando da Educação de Formosa” compõe também esse contexto.

De acordo com o professor Anderson Brito, Doutor em Educação, é louvável essa iniciativa da gestão em investir na Educação e de realizar a Semana Pedagógica, visto que muitos municípios não têm mais feito isso. O que demonstra o compromisso da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, em proporcionar cada vez mais ensino de qualidade para os alunos da rede municipal de ensino.

A coordenadora pedagógica geral do município, Maria Augusta Serpa, também destacou o empenho de toda a equipe em trabalhar para fortalecer a Educação. As atividades continuam, a partir desta quarta-feira (29/01) nas unidades escolares e no auditório da Secretaria de Educação com acolhida dos professores pelas equipes gestoras, reunião administrativa e pedagógica, elaboração do plano de ação da unidade escolar para 2020, apresentação da proposta de conteúdos conforme a BNCC e planejamento para as aulas que iniciam na próxima segunda-feira (03/02).