terça - 22 de setembro de 2020

Paciente é transferido de Formosa em UTI Aérea para Vitória da Conquista

Publicado em: 15/7/2020

Na manhã desta quarta-feira (15/07), um paciente cardiopata, 69 anos, que estava internado no Hospital Municipal Dr. Altino Lemos Santiago, em Formosa do Rio Preto, foi transferido para o Instituto Brandão de Reabilitação (IBR), em Vitória da Conquista, onde passará ainda hoje por cateterismo e, se houver necessidade, poderá fazer também uma angioplastia.

O procedimento se deu por meio da Central de Regulação do Estado da Bahia, que liberou a referida vaga e, por se tratar de quadro clínico grave, o transporte ocorreu por UTI Aérea para evitar o agravamento do caso no descolamento, em função do longo tempo de viagem por transporte terrestre.

Compôs a equipe do município que participou da ação os seguintes profissionais: Pedro, condutor da Samu, Concília, técnica do Samu, dr. Miguel Cláudio, médico plantonista, enfermeiro Manoel Messias, assistente social Adriana Modesto. O coordenador do Samu, Tássio Souza, também acompanhou a operação.

O paciente teve resolutividade na transferência devido ao trabalho prestado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço Social do hospital municipal, vinculado ao Sistema de Regulação da Bahia.