quarta - 02 de dezembro de 2020
Parcialmente Nublado

Praça Ecológica Valdivino Rodrigues Moreira é inaugurada em Formosa do Rio Preto

Publicado em: 21/5/2020

A Praça Ecológica Valdivino Rodrigues Moreira, a segunda desse perfil na história de Formosa do Rio Preto, foi oficialmente entregue para a população na manhã desta quinta-feira (21/05), em ato simbólico e sem evento festivo em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Participaram da solenidade o prefeito Dr. Termosires Neto; o secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leanderson Barreto, e equipe; a família do homenageado; o presidente da Câmara de Vereadores, José de Zuza; a primeira-dama e secretária de Políticas Estratégicas, Ronúbia Setúbal; os secretários de Cultura, Luciana Bispo, e de Agricultura, Robson Lima.

A viúva do saudoso Valdivino, dona Maria, e Valdívia, uma das filhas, agradeceram a homenagem em nome da família. “É uma honra para nós ter a memória dele imortalizada em uma obra pública e, mais ainda, pelo nome do nosso pai ter sido escolhido em uma gestão que tem um prefeito como Termosires, de grande respeito e que vem trabalhando com excelência por nosso município”, disse Valdívia, agradecendo à Prefeitura e à Secretaria do Meio Ambiente.

“Embora o momento seja delicado, o nosso trabalho continua para construir uma Formosa cada vez melhor para se viver. A entrega desse espaço público de encontro para famílias e amigos e lazer é mais uma obra que promove bem-estar e, portanto, saúde e mais qualidade de vida para as pessoas”, afirmou Dr. Termosires. O gestor também declarou que “ficamos felizes com essa ação da nossa gestão e agradeço a todos que contribuíram para que fosse possível tornar realidade o sonho da comunidade do bairro Projeto de ter uma praça, as equipes da Secretaria do Meio Ambiente e de Infraestrutura em nome dos seus respectivos secretários Leanderson e João Batista”, frisou.

O secretário de Meio Ambiente, Leanderson Barreto, reforçou que “mostramos mais uma vez que a gestão elevou a Secretaria do Meio Ambiente a outro patamar, além das ações de proteção e fiscalização ambientais, avançamos para um trabalho social, com o meio ambiente em primeiro lugar. Tudo feito com transparência e responsabilidade”, sublinhou.

Sobre a Praça Ecológica Valdivino Rodrigues Moreira

Esse aparelho público, localizado no bairro Projeto, em frente ao Parque de Vaquejada Major Leopoldo, foi construído com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, nos moldes sustentáveis, parte do Programa de Conversão de Multas Ambientais implantado pela Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semmarh), na atual gestão. Foi firmado um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) entre a Semmarh e o infrator, tudo avaliado pelo setor jurídico, e publicado no Diário Oficial do Município para garantir o cumprimento da lei e a transparência dos atos públicos. É a empresa multada que faz desde o projeto arquitetônico até a execução da obra. O processo é acompanhado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) e Ministério Público. O município recebe o bem pronto e o valor investido tem que ser comprovado com apresentação de notas fiscais, o dinheiro não entra nos cofres públicos. O Programa de Conversão de Multas Ambientais é um mecanismo que agiliza o recebimento das multas, já que o índice de inadimplência é altíssimo e, com a conversão em bens, o autuado tem maior interesse em pagar de forma mais rápida por ver o benefício revertido diretamente para a sociedade.

O homenageado

Valdivino Rodrigues Moreira nasceu em 25 de setembro de 1938, em Oliveira dos Brejinhos/BA, onde passou grande parte da sua infância. Constituiu família com Maria de Souza Ferreira, de cuja relação matrimonial advieram oito filhos. Foi um homem solidário, humilde, carismático, companheiro e sempre disposto a ajudar, importante colaborador na implantação e construção da vaquejada e um grande influenciador da política local. Morador do bairro Projeto, acolheu e ajudou muitas famílias que ali residiam.