Prefeitura de Formosa do Rio Preto monta plano emergencial para volta às aulas no município

O ano letivo na rede municipal de ensino em Formosa do Rio Preto começou nesta quinta-feira (18), com atividades remotas. A Secretaria de Educação do Município montou um plano emergencial para os próximos dois meses, adequando o sistema à realidade local. O modelo, homologado pelo Conselho Municipal, consiste no esquema de drive thru, onde os pais ou responsáveis dos alunos passam em sua respectiva unidade escolar para retirar as atividades impressas e os livros didáticos. Os que não tiverem condições de buscar in loco, o município preparou, ainda, o delivery, disponibilizando equipes para levar todo o material até a residência dos estudantes.

O objetivo é fazer com que todos recebam e realizem as atividades, que terão um prazo para devolução e correção. O cumprimento desse prazo é que contará como frequência e indicativo para as avaliações de cada unidade. O processo se repete semanalmente, para garantir que os conteúdos previstos de todas as disciplinas sejam aplicados.

“Hoje, demos início à entrega dos kits confeccionados pelos professores, mas todo processo começou no início do mês, com o planejamento, elaboração da proposta pedagógica e impressão dos kits. Essa foi a maneira que encontramos de driblar um problema estrutural comunicação que afeta a nossa região, sobretudo na zona rural, onde não há internet, impossibilitando a manutenção do sistema 100% on-line, já que muitos sequer têm computador ou telefone para assistir as vídeos-aulas. Não podemos prejudicar ainda mais os alunos e deixá-los um ano sem estudar. Então, vamos nos adequando da melhor maneira. Vale lembrar que esse plano é emergencial e bimensal, para que ao seu término possamos avaliar e ajustar a plataforma ao momento que estaremos vivendo, até que possamos realizar as aulas presenciais ou híbridas”, ressaltou a secretária municipal da Educação, Maria do Socorro de Araújo.

Segundo a titular da pasta, para evitar aglomeração no processo de distribuição das atividades escolares, equipes da Secretaria de Educação farão a entrega por turno. As 42 escolas da rede municipal (9 na urbanas e 33 rurais) ficarão abertas das 8 às 12h e das 14 às 17h. O uso de máscara é indispensável para se ter acesso às unidades.

Dircom Formosa do Rio Preto