PREFEITURA DE FORMOSA IMPLANTARÁ PROJETO ‘XADREZ NAS ESCOLAS’ DA REDE MUNICIPAL

A Secretaria de Educação por meio do Departamento de Educação Física Escolar com objetivo de estimular o pensamento lógico, atenção e concentração, entre outros importantes aspectos para o desenvolvimento intelectual dos alunos ofertará, dentro de pouco tempo, aulas de xadrez nas escolas da Rede Municipal. O projeto será aplicado durante o horário de aula.

Por esse motivo, na manhã de hoje, 06, foi promovida a 1ª Oficina de Xadrez destinada aos professores, que replicarão o conteúdo aprendido nos seus alunos. “O projeto foi plenamente abraçado pela Secretaria de Educação. No primeiro momento, os docentes serão capacitados e posteriormente a organização das aulas ficará a critério de cada escola”, destaca o coordenador do Departamento de Educação Física, Rômulo Zuriel.

Conforme a Secretaria de Educação já foram adquiridos tabuleiros de xadrez para as unidades escolares utilizarem durante o ensino. O objetivo é de também promover futuras competições, a fim de incentivar a prática.

“A importância da aprendizagem do xadrez na infância e adolescência é comprovada por inúmeras pesquisas. A atividade favorece o desenvolvimento mental, além de impor uma disciplina atrativa e agradável. Por isso, a Secretaria não poderia deixar de apoiar o projeto. O Governo Municipal tem o compromisso em ofertar sempre uma educação de qualidade”, destaca a Diretora de Ensino, Marinélia Rocha.

OFICINA – A 1ª Oficina de Xadrez foi ministrada pelo coordenador pedagógico – Marcelo Almeida de Oliveira e o policial militar e professor do Município – Abimael Matos. “É gratificante podermos dividir um pouco do nosso conhecimento com os colegas da educação. Nossas crianças e jovens, com certeza obterão um melhor desempenho por meio do aprendizado do xadrez”, revela o coordenador Marcelo Oliveira.