Prefeitura de Formosa inicia mutirão contra a dengue

Iniciativa envolve várias secretarias, contemplando ações de limpeza de ruas e visitas domiciliares

A Prefeitura de Formosa do Rio Preto deflagrou guerra ao mosquito Aedes aegypti. Em uma ação conjunta, envolvendo as secretarias de Saúde; Meio Ambiente e de Infraestrutura, Serviços Públicos e Saneamento, o município deflagrou uma operação emergencial, incluindo orientação da população, durante visitas domiciliares, e limpeza de quintais e áreas públicas.

Quem passou pelas principais ruas e avenidas da cidade percebeu a movimentação de máquinas e operários trabalhando na roçagem de canteiros e de terrenos baldios. A ação tem o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, do zika vírus, da chikungunya e da febre amarela.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica (Viep), ligada à Secretaria Municipal de Saúde, Adailde Guedes, enfatizou que as condições climáticas desta época do ano favorecem o aumento de casos de doenças transmitidas pelo mosquito. “Por isso, fizemos questão de levar informação à população, abordando, visitando e ensinando como se desfazer de possíveis focos. Não basta agirmos sozinhos limpando as vias públicas. Se cada um não fizer a sua parte, dentro de casa, não teremos o resultado satisfatório”, disse.

Para o secretário de Infraestrutura, Tiago Xavier, a iniciativa, além de combater os focos do mosquito, ainda vai deixar a cidade mais limpa e bonita. Segundo ele, equipes dos órgãos trabalham arduamente na limpeza de meios-fios, canais. A ação que teve início na última segunda-feira (12) será intensificada até o dia 23 de abril.

“Medidas simples, como virar as garrafas para baixo, jogar fora pneus e vasilhas velhas, colocar areia no pratinho da planta, fazem a diferença. É um trabalho de formiguinha, mas se todos colaborarem o efeito é gigante. Estamos fazendo isso nas vias públicas, mas precisamos que o mesmo seja feito nas propriedades particulares”, adverte, alertando que a pasta vai notificar os proprietários de terrenos para que façam o mesmo em suas áreas.

Dircom Formosa do Rio Preto