sexta - 04 de dezembro de 2020

Prefeitura promove seminário em parceria com Sebrae para empreendedores

Publicado em: 15/10/2018

Mais de 60 empreendedores do município de Formosa do Rio Preto participaram do Seminário “O Microempreendedor Individual – Formalização, Direitos, Obrigações e Benefícios do INSS”, na última segunda-feira (20), evento organizado pela prefeitura em parceria com o Sebrae. O Plenário da Câmara de Vereadores ficou cheio de pessoas que pensam em abrir um novo negócio ou fortalecer a atividade que já desenvolvem.

“O seminário superou nossas as expectativas. Teve uma grande participação e mostrou que nossa parceria com o Sebrae está consolidada”, avaliou o Secretário Municipal de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Isael Rocha. Segundo ele, “além das constantes capacitações que estamos buscando e viabilizando também temos uma grande novidade que é a Sala do Empreendedor que será inaugurada em setembro e vai servir de maior suporte para as empresas da cidade, para aqueles que ainda não tenham suas empresas, mas desejem abrir os seus negócios, além de outros serviços”, antecipou.

Para uma das participantes, a microempreendedora Andréia dos Santos, o evento contribuiu para ampliar os conhecimentos. ”Gostei bastante da palestra, achei bem proveitosa. Aprendi os benefícios e direitos, muitas coisas que ainda não sabia”, resumiu.

De acordo com o analista técnico do Sebrae, Evilásio Neto, “a partir do momento que você se formaliza como Microempreendedor Individual (MEI) você passa a ter um CNPJ, ter uma cidadania empresarial e com isso você usufrui de uma série de benefícios”, explicou, acrescentando que para o município a principal vantagem, neste contexto, é a dinamização da economia local.

“No cenário político e econômico atual, muitas pessoas estão buscando uma oportunidade de emprego e o empreendedorismo é uma oportunidade para isso, pois novos negócios dão oportunidade de emprego para muitas pessoas”, enalteceu Neto.

Além do analista técnico do Sebrae, participou do seminário a gerente da agência local do INSS, Liciana Cirqueira, que esclareceu sobre os direitos do MEI e as vantagens de contribuírem com a Previdência Social.

A primeira-dama e secretária de Políticas Estratégicas, Ronúbia Setúbal, marcou presença no evento. Formosa do Rio Preto possui um número considerável de empreendedores que são donos do próprio negócio, muitos ainda não formalizados e o seminário mostrou as principais vantagens de ser um MEI, com a formalização simplificada, rápida e gratuita.