sábado - 21 de maio de 2022
29º Max
15º Min

Prefeitura reabre Unidade Básica de Saúde na comunidade de São Marcelo

Publicado em: 14/4/2022

Ontem, dia 13, a Prefeitura de Formosa do Rio Preto por meio da Secretaria de Saúde promoveu a reabertura da Unidade Básica de Saúde – Joaquim Alexandre da Silva Filho, localizada na comunidade São Marcelo. A UBS ofertará consultas médicas, testes rápidos, ultrassonografia, dentista, dentre outros serviços, beneficiando também os moradores de povoados vizinhos.

“Vários procedimentos serão disponibilizados aos moradores de São Marcelo e mais de 20 outras comunidades do entorno. Estamos trabalhando todos os dias com afinco para transformar Formosa numa cidade que ofereça melhor educação, infraestrutura e uma saúde digna para sua população, afinal, temos o compromisso de governar para todos”, disse o Prefeito Neo.

Em sua fala o Secretário de Saúde, João Rocha Mascarenhas, enfatizou os avanços na Rede Municipal de Saúde. “A Prefeitura fez os reparos necessários e nossa equipe se empenhou para que essa UBS fosse entregue em pleno funcionamento. Considero que Formosa avança a cada dia nos serviços de saúde geridos pelo Município. Diversos procedimentos já são feitos aqui, sem a necessidade de que as pessoas tenham que se deslocar para outras cidades. Isso é prova da seriedade e competência da atual gestão.”

Qual a função da UBS?

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo desses postos é atender até 85% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais.

Quais os serviços ofertados pela UBS?

Ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão; curativos; inalações; vacinas; tratamento odontológico; entrega de medicação básica e encaminhamento para atendimentos com especialistas.

14/04/22
Diretoria de Comunicação Social
Prefeitura de Formosa do Rio Preto