domingo - 26 de janeiro de 2020
Pancadas de Chuva

Secretaria do Meio Ambiente de Formosa identifica degradação ambiental nos Gerais do Rio Preto e notifica infratores

Publicado em: 26/12/2019

Um crime ambiental de grandes proporções foi localizado pela Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semmarh) de Formosa do Rio Preto, em local de difícil acesso na região do Ribeirão Cabeceira Nova, Gerais do Rio Preto, após denúncias de geraizeiros.

A Semmarh recebeu a informação no dia 17 de dezembro e, no dia seguinte, os fiscais estiveram no local, fazendo os registros pertinentes para formulação do processo de notificação. Os responsáveis pela propriedade já receberam os requerimentos de apresentação de documentação, incluindo Plano de Uso, Manejo e Conservação do Solo; Projeto de terraceamento em área de uso agrícola e Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad).

De acordo com os técnicos, talvez esse seja o motivo da turbidez da água do Rio Preto percebida no mês de novembro. Isso porque o Ribeirão Cabeceira Nova deságua no Cabeceira Velha, que cai no Rio do Santo, que por sua vez, na Barra do Rio, deságua no Rio Preto.

“Identificamos o desmoronamento de terra, voçoroca e o assoreamento e, imediatamente, após análise, emitimos a notificação n° 114/2019, acionando o proprietário da área para que as medidas cabíveis sejam tomadas para evitar que os danos sejam ampliados e para que sejam executadas ações de recuperação das áreas degradadas”, explicou o secretário do Meio Ambiente, Leanderson Barreto.

Conforme ele ainda, foram identificados outros 42 pontos semelhantes nas áreas de escarpas do município, por meio de imagens de satélite. Todos serão devidamente notificados, após fiscalização nos referidos locais.

É importante que a população faça denúncias formais na Secretaria do Meio Ambiente para que os crimes ambientais sejam identificados e punidos. O contato pode ser feito direto na sede da Semmarh, na Rua Dois de Julho, nº 62, no Centro, ou pelo telefone (77) 3616-2483, de segunda à sexta-feira, das 8 às 14 horas.

Fotos: Divulgação/Ascom da Prefeitura de Formosa do Rio Preto