Um voo pela vida: Prefeitura de Formosa transfere bebê em UTI aérea para Hospital em Bom Jesus da Lapa

Por Tiago Lira – Assessor de Imprensa
Fotos: Equipe HMALS

Na tarde de sexta-feira (04), a Prefeitura de Formosa do Rio Preto através da Secretaria Municipal de Saúde, mobilizou a equipe do hospital Dr. Altino Lemos Santiago para transferir – em caráter de urgência – um bebê do sexo feminino com quatro dias de vida, via UTI aérea, do próprio aeródromo da cidade, para ser internado na unidade neonatal do Hospital Carmela Dutra em Bom Jesus da Lapa.

Conforme a equipe médica, a bebê nasceu de parto natural e sem intercorrências. Porém, devido ao baixo peso (1.886 kg) permaneceu internada para acompanhamento. Durante esse período, a criança foi diagnosticada com icterícia neonatal, condição que ocorre quando as células vermelhas do sangue hemolisam (quebram), levando a produzir a bilirrubina, substância amarelo-alaranjada que é difícil para um bebê eliminar devido ao fígado ainda está em desenvolvimento, a qual evoluiu para um quadro mais grave.

“Por causa da necessidade urgente de internação numa UTI neonatal, solicitamos para Central de Regulação a transferência imediata da bebê para uma unidade com vaga disponível. Formamos uma verdadeira ‘força-tarefa’ para que ela fosse transferida com toda a assistência garantida”, disse a diretora Administrativa do HMALS – Edna Cristina Corado Pinto.

RECUPERAÇÃO PISTA – Em março como parte das ações da Prefeitura para reabertura do aeródromo, foi solicitado ao Governo do Estado a recuperação da pista, além de outras melhorias. “Nós agradecemos ao Governador Jerônimo e ao Secretário Sérgio Brito por nos atenderem nessa importante obra. Com boas condições de pista nosso aeródromo possibilita a geração de bons negócios ao setor do agronegócio, turismo e também ao que considero mais importante: salvar vidas”, destacou o prefeito Manoel Afonso de Araújo.

  • Compartilhe:

Mapa do site
Siga-nos
Contato
(77) 3616-2125 / 2121 / 2112
Praça da Matriz, 22, Centro, Formosa do Rio Preto-BA, Cep: 47990-000
Pular para o conteúdo