quarta - 25 de novembro de 2020
28º Max
18º Min
Pancadas de Chuva a Tarde

Unidade de Saúde Alzira é a primeira de Formosa a ter Prontuário Eletrônico

Publicado em: 09/3/2020

A implantação do Prontuário Eletrônico (PE) nas instituições públicas municipais de saúde de Formosa do Rio Preto começou em janeiro deste ano. A unidade-piloto no município é a USF Alzira Lisboa que já está com o sistema instalado e funcionando, com computadores na recepção, sala da enfermeira, de vacina, de triagem e nos consultórios médico e odontológico. As outras unidades de saúde e o Hospital Dr. Altino Lemos Santiago receberão o serviço em breve.

“É mais uma ação de melhoria da qualidade dos serviços de saúde, parte do trabalho de reestruturação e adequação dessa área pela atual gestão”, explica a Secretária Municipal de Saúde, Thaíse Santos.

A secretária destaca que entre as vantagens do PE estão a integração, modernização e uniformização de toda a rede de saúde, tornando os atendimentos mais fáceis, ágeis e eficientes; receitas médicas digitadas em vez de manuscritas, o que facilita a compreensão dos pacientes; diminuição do uso de papel, entre outras.

Desde 2017, foram adquiridos diversos equipamentos de informática pelo governo municipal que informatizou todas as unidades de saúde, instalando nelas computadores, impressoras e internet. Além do Prontuário Eletrônico, as melhorias realizadas possibilitaram a descentralização de serviços como a confecção do cartão SUS, que antes era feito apenas na Secretaria Municipal de Saúde e agora ocorre em todos os postos de saúde.

Todo esse trabalho de reestruturação foi necessário para modernizar as unidades de saúde e possibilitar as condições necessárias para instalação do sistema de Prontuário Eletrônico.

Fotos: Divulgação/Ascom da Prefeitura de Formosa do Rio Preto