Nossa História

História 

Em 1628 D. João de Lencastro, 32º Governador Geral do Brasil (pesquisas dos Anais do 5º Geo. Brasileiro) mandou povoar o Território do Rio Preto, nome dado a essa região pela característica das águas do Rio Preto, que segundo o amor pátrio de sua gente, é o mais belo rio do mundo. Este rio, com um percurso de mais de 150 milhas, nasce nas proximidades da Cabeceira do Chapadão Oriental da Bahia, como o nome de Rio Cabeceira Nova, recebendo adiante o nome de Rio Preto que, juntando a seus afluentes vai despejar suas águas no Rio Grande nas imediações do Buqueirão.

Dentre esses afluentes destaca-se o Rio Sapão que, apresentando um belo cenário preparado pela natureza, junta suas águas ao mesmo em um lugar hoje denominado São Marcelo; também o Rio do Ouro, onde em 1630 foram encontradas algumas porções desse metal e ainda o Riachão. A habitação dessa região ocorreu com a vinda da Família Real para o Brasil, onde já se encontrava na região o Sr. João Amado Viana, fidalgo português.

Transportado para o Brasil como degredado por dirigir graves ofensas a uma dama da Corte, sendo ainda expulso da Universidade de Coimbra, dono de opulenta riqueza e com seus inúmeros escravos chegou a cultivar nestas trigo na Fazenda Cana-Brava e posteriormente nas terras onde se localizava a Fazenda Várzea Formosa, hoje município de Formosa do Rio Preto.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios / IBGE 

População 

De acordo o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE em 2022, a população de Formosa do Rio Preto é de 25.899 pessoas.

Economia

O município de Formosa do Rio Preto é um dos maiores produtores de grãos do Brasil, destacando-se: a soja, algodão e milho. Na pecuária destacam-se os rebanhos de asininos, bovinos e equinos.

Cultura

Dentre os principais movimentos culturais estão:

  • A Vaquejada
  • O tradicional São João das Comunidades rurais de Malhadinha e Arroz
  • Folias do Divino Espirito Santo e Sagrado Coração de Jesus

Mais informações: IBGE | Cidades@ | Bahia | Formosa do Rio Preto | Panorama

Siga-nos
Contato
(77) 3616-2125 / 2121 / 2112
Praça da Matriz, 22, Centro, Formosa do Rio Preto-BA, Cep: 47990-000
Pular para o conteúdo