1ª AGROFORMOSA: Com o apoio da Prefeitura, a Feira Agropecuária foi um sucesso!

O município de Formosa do Rio Preto sediou no final de semana de 30 de junho a 02 de julho, a 1ª AGROFORMOSA, feira agropecuária que mostrou força e união entre os criadores de gado de raça na região do Matopiba. Realizada pela Associação dos Criadores de Formosa do Rio Preto (Acrifor), recebeu o apoio institucional e financeiro da Prefeitura de Formosa. Além de vendas e exposição de animais de raça, a feira estimulou os pequenos produtores do município, proporcionou palestras técnicas e firmou parcerias para continuidade do evento.

O Prefeito de Formosa, Manoel Afonso de Araújo, participou da abertura oficial da feira e acompanhou nos dias seguintes a movimentação da 1ª AGROFORMOSA. “A feira contou com pleno apoio do nosso governo, pois sabemos da importância da cadeia produtiva da agropecuária em nosso município. O evento foi um sucesso! Movimentou a economia da região, proporcionou a aquisição de animais com genética de qualidade, além da capacitação ofertada aos criadores e pequenos produtores”, ressalta.

Já o pecuarista e vice-presidente da Acrifor, Gillian Rocha, destaca que em 2024 a feira será mais completa. “A Prefeitura e o Estado foram nossos grandes parceiros, o que reforça a continuidade do evento nos próximos anos, consolidando a AGROFORMOSA no calendário oficial da cidade”, disse.

CAPACITAÇÕES – Além da opção de adquirir animais de qualidade, os agropecuaristas puderam aprender com profissionais da área, conhecimento técnico especializado. Foram ministradas diversas palestras que trataram sobre, pecuária de leite e sua viabilidade econômica, importância da participação dos pecuaristas no combate à febre aftosa, estratégias nutricionais na transição águas/seca e seca/águas, alternativas de suplementação no período seco, pecuária criativa e produção lucrativa de ovinos.

LINHAS DE CRÉDITO – A 1ª edição da AGROFORMOSA reuniu instituições financeiras que deram a opções de linhas de créditos e serviços para os agropecuaristas. Pequenos, médios e grandes criadores de gado tiveram acesso a diferentes maneiras de iniciar ou aumentar seu negócio.

RAÇAS – No evento foram apresentadas raças antes desconhecidas na região, como: Guzerá, Droughtmaster, Caracu e Senepol. Criadores referências em ovinos e caprinos também expuseram e negociaram animais.

03/07/23