Prefeitura de Formosa do Rio Preto inicia vacinação contra Dengue

A Prefeitura de Formosa do Rio Preto recebeu nesta segunda-feira, 26, a 1ª remessa de vacinas contra Dengue contendo 900 doses do imunizante Qdenga. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, inicialmente o público-alvo serão as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade. A vacina já está disponível nas Unidades Básicas de Saúde, basta apenas os pais ou responsáveis procurarem a unidade que atende a sua região.

“É preciso destacar que a vacina não é solução imediata. Nós temos que trabalhar na prevenção, lembrando que mais de 80% dos focos do mosquito estão nas residências. O enfrentamento à Dengue é dever de todos os formosenses”, destaca o Secretário Municipal da Saúde João Rocha Mascarenhas.

Saiba mais sobre a vacina Qdenga

Qual a composição da vacina da Dengue?

A Qdenga é um imunizante tetravalente produzido a partir do vírus vivo atenuado, ou seja, do micro-organismo infectado, mas enfraquecido. Essa condição pode melhorar a resposta do sistema imunológico, funcionando de forma semelhante à defesa do corpo humano nos casos de infecção pela dengue.

Quantas doses têm a vacina contra a dengue?

O esquema vacinal da Qdenga é composto por duas doses, com intervalo de 90 dias entre cada uma.

Quem já teve dengue pode tomar a vacina?

Quem já teve Dengue também deve se vacinar para evitar nova infecção ou, em caso de contágio, sintomas mais leves. Além disso, nessas pessoas, é esperada uma resposta melhor ao imunizante.

A recomendação para quem teve Dengue recentemente é aguardar seis meses para tomar a vacina. Quem for diagnosticado com a doença no intervalo entre as doses deve manter o esquema vacinal, desde que o prazo não seja inferior a 30 dias em relação ao início dos sintomas.

Fonte: https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202401/entenda-como-funciona-a-vacina-contra-dengue-ofertada-pelo-sus

27/02/24

Por Tiago Lira / Foto – Mércia Batista