Projeto Formosa Produtiva viabiliza a criação de peixes em Caixas D’água. Iniciativa visa a produção sustentável de proteína de qualidade com baixo custo

Uma iniciativa inédita, com foco na piscicultura em casa, vai garantir a nutrição e também gerar renda a pequenos produtores formosenses. É o Projeto Formosa Produtiva, que fomenta a criação de peixes em caixas d’água, viabilizando uma produção doméstica e totalmente sustentável, já que utiliza espaços reduzidos e menos recursos hídricos, além de representar um baixo custo para o investidor.

A ideia é que os agricultores familiares possam dispor dos tanques em suas próprias casas. Com assistência técnica permanente, oferecida pela Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Combate à Seca e à Estiagem, o município vai capacitar os piscicultores que aderirem ao modelo de produção.
O primeiro passo já foi dado, com a aquisição de 180 alevinos de tilápia que já estão se desenvolvendo nos tanques circulares de PVC com capacidade de 2.000 litros de água, implantados na sede do órgão, dentro do Parque de Vaquejada Major Leopoldo. O projeto laboratório é aberto à visitação monitorada pelo agrônomo e técnico em piscicultura, Antônio Martins.

“É um projeto inovador, baseado em estudos de viabilidade técnica e econômica. Tudo foi minimamente pensado, desde a reciclagem e oxigenação da água, através de filtros biológicos, até o manejo alimentar desses juvenis. Vamos capacitar as pessoas para que desse modelo de produção elas consigam extrair sua alimentação à base de uma proteína altamente saudável, como é o peixe, e até tirar o sustento da família com a possível comercialização do excedente”, explicou o titular da pasta Eronides Batalha.

  • Compartilhe:

Siga-nos
Contato
(77) 3616-2125 / 2121 / 2112
Praça da Matriz, 22, Centro, Formosa do Rio Preto-BA, Cep: 47990-000
Pular para o conteúdo